LISTAGEM - PARA ENTENDER AS AÇÕES E EMENTAS - 2015 - 2018


ENTENDA AS AÇÕES E AS EMENTAS 

Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013)

Identificação do Subprojeto – 2015 - 2018
Área da licenciatura
Educação Física



Modalidade do curso     
[x] Presencial
[ ] A distância




Campus/polo[1]
Dourados





Município
Dourados
UF
MS





Nº de bolsas de iniciação à docência
20
Nº de bolsas de supervisão[2]
4
Nº de bolsas de coordenação de área[3]
1







Níveis e modalidades de ensino[4]




Nível(is) de ensino
[X ] educação infantil
[x] ensino fundamental
[] ensino médio




Modalidade(s) de ensino
[x] educação regular
[ ] educação profissional técnica de nível médio
[ ] educação de jovens e adultos            
[ ] educação especial      
[ ] educação escolar indígena
[ ] educação do campo
[ ] educação quilombola



Ações do Subprojeto – 2015 a 2018

O subprojeto Educação Física optou por dar continuidade às ações programadas no período de 2012-2014, mas ampliando as ementas em quantidade e qualidade no sentido de abrir um leque para ações vindas da demanda de cada escola.  Esta opção foi motivada por um período no qual não houve repasse dos recursos previstos para realização do novo projeto 2015-2018 e, na sequência, houve um período de instabilidade sobre a manutenção do Programa com propostas de mudanças na formatação do PIBID. Assim, ficou acordado entre os 4 supervisores e a coordenadora de área assegurar as ações programadas anteriormente.

Ação 01
Demandas das Escolas – novos pibidianos, diretrizes e festividades próprias de cada escola.
Descrição da ação
Produção de materiais didáticos, comemorações, eventos, diagnósticos/pesquisas exploratórias dentre outros que venham a atender as demandas especificas de cada uma das escolas do subprojeto Educação Física, segundo os Supervisores.

Ação 02
Jogos Esportivos entre as Escolas Parceiras
 Descrição da ação
Desenvolvimento de jogos desportivos, nas modalidades Futsal, Voleibol, Handebol e Tênis de Mesa e outros, realizados entre as Escolas parceiras, convidadas pelas 4 Escolas Pibidianas com o intuito de promover a integração dos alunos das escolas e o “espírito do fair play”.

Ação 03
Gincanas do Conhecimento
 Descrição da ação
As Gincanas do Conhecimento podem ser de anatomia, de estudos esportivos, de comportamento e normas em jogo, dentre outros, é uma ação que visa promover o conhecimento através de práticas pedagógicas lúdicas enfatizando o corpo em movimento com informações básicas da anatomia, fisiologia, jogos, esportes, danças, entre outros. Esta atividade será uma ação pode e deve ser realizada com outros componentes curriculares.

Ação 04
Recreio Interativo
   Descrição da ação
O Recreio Interativo é uma ação com intuito de promover atividades motoras aos alunos, como jogos populares, jogos esportivizados, danças, lutas, atividades circenses tornando-os momentos de interação e diversão, mas, ao mesmo tempo, possibilitando o desenvolvimento motriz. Acentuadamente sociabilizantes, estas práticas corporais desempenham papéis importantes no contexto educacional, trabalhando o aspecto relacional dos alunos e promovendo inúmeros benefícios físicos para as crianças que os vivenciam.

Ação 05
Educação e Saúde – Física e Social
   Descrição da ação
Promover o desenvolvimento de ações de conscientização sobre saúde no seu sentido físico e social, este no sentido de pertencimento e respeito às diferentes culturas e credos, articuladas ao currículo de Educação Física.

Ação 06
Encontros, Produções, Avaliações e Aquisição de Material em Educação Física – acadêmicos e supervisores
 Descrição da ação
Promover junto aos bolsistas reflexões, capacitações, orientações, escrita de resumos, artigos  e trabalhos de conclusão e desenvolver página do Blog. Participar em eventos científicos, visitar escolas, aplicar avaliações para que os bolsistas possam intervir, contribuir e produzir conhecimento no meio escolar. Esta ação é desenvolvida continuamente no decorrer de todo o ano.  

Coordenadora de área do subprojeto

Nome e CPF da professora coordenadora de área
Nome
CPF
Marina Vinha



É obrigatório informar todos os professores que assumirão as bolsas de coordenação de área. O número de bolsas será calculado automaticamente com base no número de bolsas de iniciação à docência do subprojeto (ver Anexo II da Portaria Capes nº 96/2013).


Para informar o(s) coordenador(es) de área no sistema, o proponente deverá ter em mãos o CPF do professor da instituição. Todos os professores informados deverão possuir currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPq, cujo link será recuperado automaticamente pelo sistema com base no CPF. Caso o professor não possua Lattes, o proponente não conseguirá finalizar a proposta. O currículo pode ser cadastrado no endereço: http://lattes.cnpq.br/




[1]  Se 

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