LISTAGEM - PARA ENTENDER AS AÇÕES E EMENTAS - 2015 - 2018
ENTENDA AS AÇÕES E AS EMENTAS
Subprojeto (conforme item 4.4 do Edital nº 61/2013)
Identificação
do Subprojeto – 2015 - 2018
Área da licenciatura
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Educação Física
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Modalidade do curso
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[x] Presencial
[ ] A distância
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Campus/polo[1]
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Dourados
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Município
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Dourados
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UF
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MS
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Nº de bolsas de iniciação à docência
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20
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Nº de bolsas de supervisão[2]
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4
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Nº de bolsas de coordenação de área[3]
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1
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Níveis e
modalidades de ensino[4]
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Nível(is) de ensino
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[X ] educação infantil
[x] ensino fundamental
[] ensino médio
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Modalidade(s) de ensino
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[x] educação regular
[ ] educação profissional técnica de nível médio
[ ] educação de jovens e adultos
[ ] educação especial
[ ] educação escolar indígena
[ ] educação do campo
[ ] educação quilombola
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Ações do Subprojeto – 2015 a
2018
O
subprojeto Educação Física optou por dar continuidade às ações programadas no
período de 2012-2014, mas ampliando as ementas em quantidade e qualidade no
sentido de abrir um leque para ações vindas da demanda de cada escola. Esta opção foi motivada por um período no
qual não houve repasse dos recursos previstos para realização do novo projeto
2015-2018 e, na sequência, houve um período de instabilidade sobre a manutenção
do Programa com propostas de mudanças na formatação do PIBID. Assim, ficou
acordado entre os 4 supervisores e a coordenadora de área assegurar as ações
programadas anteriormente.
Ação
01
Demandas das Escolas – novos pibidianos, diretrizes e festividades próprias de cada escola.
Descrição da ação
Produção de materiais didáticos, comemorações, eventos, diagnósticos/pesquisas exploratórias dentre outros
que venham a atender as demandas especificas de cada uma das escolas do
subprojeto Educação Física, segundo os Supervisores.
Ação 02
Jogos Esportivos entre as Escolas Parceiras
Descrição da ação
Desenvolvimento de jogos desportivos, nas
modalidades Futsal, Voleibol, Handebol e Tênis de Mesa e outros, realizados
entre as Escolas parceiras, convidadas pelas 4 Escolas Pibidianas com o intuito
de promover a integração dos alunos das escolas e o “espírito do fair play”.
Ação 03
Gincanas do Conhecimento
Descrição da ação
As Gincanas do
Conhecimento podem ser de anatomia, de estudos esportivos, de comportamento e
normas em jogo, dentre outros, é uma ação que visa promover o conhecimento através
de práticas pedagógicas lúdicas enfatizando o corpo em movimento com
informações básicas da anatomia, fisiologia, jogos, esportes, danças, entre
outros. Esta atividade será uma ação pode e deve ser realizada com outros
componentes curriculares.
Ação 04
Recreio Interativo
Descrição da ação
O Recreio Interativo é uma ação com
intuito de promover atividades motoras aos alunos, como jogos populares, jogos
esportivizados, danças, lutas, atividades circenses tornando-os momentos de
interação e diversão, mas, ao mesmo tempo, possibilitando o desenvolvimento motriz.
Acentuadamente sociabilizantes, estas práticas corporais desempenham
papéis importantes no contexto educacional, trabalhando o aspecto relacional
dos alunos e promovendo inúmeros benefícios físicos para as crianças que os
vivenciam.
Ação
05
Educação e Saúde – Física e Social
Descrição da ação
Promover o desenvolvimento de ações de
conscientização sobre saúde no seu sentido físico e social, este no sentido de
pertencimento e respeito às diferentes culturas e credos, articuladas ao
currículo de Educação Física.
Ação
06
Encontros, Produções, Avaliações e Aquisição de Material em
Educação Física – acadêmicos e supervisores
Descrição da ação
Promover junto aos bolsistas reflexões, capacitações, orientações, escrita de resumos, artigos e trabalhos de conclusão e desenvolver página do Blog. Participar em eventos científicos, visitar escolas, aplicar avaliações para que os bolsistas possam intervir, contribuir e produzir conhecimento no meio escolar. Esta ação é desenvolvida continuamente
no decorrer de todo o ano.
Coordenadora de área do subprojeto
Nome e CPF da professora coordenadora de área
Nome
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CPF
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Marina Vinha
|
É obrigatório informar todos os professores
que assumirão as bolsas de coordenação de área. O número de bolsas será calculado
automaticamente com base no número de bolsas de iniciação à docência do
subprojeto (ver Anexo II da Portaria Capes nº 96/2013).
Para informar o(s) coordenador(es) de área no sistema, o proponente
deverá ter em mãos o CPF do professor da instituição. Todos os professores
informados deverão possuir currículo cadastrado na plataforma Lattes do CNPq,
cujo link será recuperado automaticamente pelo sistema com base no CPF. Caso o
professor não possua Lattes, o proponente não conseguirá finalizar a proposta.
O currículo pode ser cadastrado no endereço: http://lattes.cnpq.br/
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