Ação 1. ESCOLA MUNICIPAL JANUÁRIO PEREIRA DE ARAÚJO - brinc. africanas e afro-brasileiras 2017b



ESCOLA MUNICIPAL JANUÁRIO PEREIRA DE ARAÚJO










Ação 1. Demandas das Escolas. Projeto brincadeiras africanas e afro- brasileiras


As brincadeiras exercem fundamental importância para o desenvolvimento das crianças. Através delas, os sujeitos têm a possibilidade de ampliar uma série de habilidades motoras, cognitivas e sociais, segundo Vigotsky (1991). Outro aspecto a ser levantado é a influência da cultura e da história no processo de brincar, visto que em cada região o ato se difere de outras e muitas desses jogos e brincadeiras são passadas de geração para geração, contribuindo para o contexto histórico da sociedade. No Brasil, várias dessas brincadeiras possuem influência de diversos países e continentes, como a África. O continente africano é um vasto território que possui uma infinidade de riquezas que atualmente são influenciadas e reproduzidas por muitos países, como o Brasil. A cultura africana está presente nas nossas vestimentas, culinária, música, religiões e outros, participando ativamente da nossa cultura. Portanto, é necessária a valorização desses costumes, mostrando sua importância para a sociedade. Sendo assim, a ação foi realizada no período de 10 a 17 de novembro de 2017, nos 1os, 2os e 3os anos do Ensino Fundamental envolvendo aproximadamente 60 alunos. O objetivo geral do projeto foi o de mostrar a influência cultural africana durante a Semana da Consciência Negra/2017 usando brincadeiras e jogos. Os objetivos específicos foram: demonstrar e praticar brincadeiras: Mbube-Mbube (oriundo de Gana); Pegue o bastão (oriundo do Egito) e verificar o conhecimento dos alunos a respeito da cultura africana. Através de tais atividades mostrar para as crianças vivências de tal cultura de forma reflexiva. A metodologia seguiu os seguintes passos: o projeto será dividido em dois momentos. A primeira aula foi expositiva, com vídeos educativos e explicação da importância da Consciência Negra e sua influência na sociedade. No segundo momento os alunos praticaram brincadeiras citadas anteriormente de forma que conheçam e valorizem a cultura africana de modo lúdico e interativo. A metodologia sofrerá adaptações de acordo com nível de cada turma. A avaliação ocorreu durante todo o processo de realização das atividades, observando o alcance dos objetivos propostos e com reflexão das atividades.

Referências
HAMZE, A. Dia da Consciência Negra e o herói chamado Zumbi. Disponível em: <http://http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm> Acesso em: 14/11/2017.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

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