Ação 1. ESCOLA MUNICIPAL JANUÁRIO PEREIRA DE ARAÚJO - brinc. africanas e afro-brasileiras 2017b
ESCOLA MUNICIPAL JANUÁRIO PEREIRA DE ARAÚJO
Ação 1. Demandas das Escolas. Projeto brincadeiras
africanas e afro- brasileiras
As brincadeiras exercem fundamental importância para o desenvolvimento das
crianças. Através delas, os sujeitos têm a possibilidade de ampliar uma série
de habilidades motoras, cognitivas e sociais, segundo Vigotsky (1991). Outro
aspecto a ser levantado é a influência da cultura e da história no processo de
brincar, visto que em cada região o ato se difere de outras e muitas desses jogos
e brincadeiras são passadas de geração para geração, contribuindo para o
contexto histórico da sociedade. No Brasil, várias dessas brincadeiras possuem
influência de diversos países e continentes, como a África. O continente
africano é um vasto território que possui uma infinidade de riquezas que
atualmente são influenciadas e reproduzidas por muitos países, como o Brasil. A
cultura africana está presente nas nossas vestimentas, culinária, música,
religiões e outros, participando ativamente da nossa cultura. Portanto, é necessária
a valorização desses costumes, mostrando sua importância para a sociedade. Sendo assim, a ação foi realizada no período de 10 a 17 de novembro de 2017, nos 1os, 2os e 3os anos do Ensino Fundamental envolvendo aproximadamente 60 alunos. O objetivo geral do projeto foi o de mostrar a influência cultural africana durante
a Semana da Consciência Negra/2017 usando brincadeiras e jogos. Os objetivos
específicos foram: demonstrar e praticar brincadeiras: Mbube-Mbube (oriundo de Gana); Pegue
o bastão (oriundo do Egito) e
verificar o conhecimento dos alunos a respeito da cultura africana. Através de
tais atividades mostrar para as crianças vivências de tal cultura de forma
reflexiva. A metodologia seguiu os seguintes passos: o projeto será dividido em
dois momentos. A primeira aula foi expositiva, com vídeos educativos e explicação
da importância da Consciência Negra e sua influência na sociedade. No segundo
momento os alunos praticaram brincadeiras citadas anteriormente de forma que
conheçam e valorizem a cultura africana de modo lúdico e interativo. A
metodologia sofrerá adaptações de acordo com nível de cada turma. A avaliação
ocorreu durante todo o processo de realização das atividades, observando o
alcance dos objetivos propostos e com reflexão das atividades.
Referências
HAMZE, A. Dia da Consciência Negra e o herói chamado Zumbi. Disponível em:
<http://http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/dia-consciencia-negra-heroi-chamado-zumbi.htm>
Acesso em: 14/11/2017.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos
psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
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