ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IRIA LÚCIA W. KONZEN (avaliação formativa motriz)

Indicador de atividade: Ação 7 [Educação e Saúde]
Produto: (5.1) Produções Didático-Pedagógicas
Tema: Avaliação Formativa Motora
Professora: Patrícia de Matos Romera
Pibidianos: Débora, Leandro, Marianne, Manoel e Nageane.
Ano: 2017
Turma: Pré A e 1º ano B
De 18 a 25 de abril foi aplicada aos alunos do Pré A e do 1º B uma avaliação formativa motora. A avaliação formativa motora consiste na “coleta de informações relevantes para a tomada de decisões curriculares confiáveis e realização de distinção entre os alunos” explicam Gallahue e Donnely (2008, p. 284). Esta atividade teve por objetivo observar a vivência dos alunos, verificar a aprendizagem e averiguar as dificuldades dos alunos. Participaram desta atividade 39 alunos de 5 a 7 anos de idade. Os resultados obtidos foram que os alunos do 1º ano quando analisando quanto de estabilidade em atividades de equilíbrio dinâmico 4,76% encontra-se em estágio inicial, 23,80% estão no estágio elementar e 71,42% estão no estágio maduro. Já na sala de pré-escolar os resultados observados analisando a estabilidade em atividades de equilíbrio dinâmico foi que 27,77% encontram-se em estágio elementar, 72,22% estão no estágio maduro e não houve alunos que se encaixasse no estágio inicial. Foi notório que durante a realização das atividades os alunos do pré-escolar realizaram as atividades com mais atenção e capricho, por esse motivo alcançaram melhores resultados em comparação com os alunos do 1º ano.
Analisando as atividades locomotoras os resultados obtidos na atividade de pulo horizontal no 1º ano foi que 14,28% dos alunos encontram-se em estágio inicial, 61,90% estão em estágio elementar e 23,80% encontram-se em estágio maduro. No pré-escolar os resultados obtidos analisando a mesma atividade de pulo horizontal foram que 22,22% dos alunos encontram-se no estágio inicial, 16,66% encontra-se no estágio elementar e 61,11% estão no estágio maduro do seu desenvolvimento. Os alunos que alcançaram o nível mais baixos de desenvolvimento foram os que apresentam algum histórico de indisciplina ou de dificuldade de aprendizagem. No último dia de observações foram realizadas as atividades manipulativas. Os resultados obtidos durante a atividade de chute na sala do 1º ano foi 35,29% encontram-se em estágio inicial, 41,17% encontram-se em estágio elementar e 23,52% estão no estágio maduro. Os resultados obtidos analisando a sala de pré-escolar foram que 6,25% estão no estágio inicial, 43,75% encontram-se em estágio elementar e 50,00% estão no estágio maduro.
Os resultados alcançados observando as habilidades motoras fundamentais auxiliaram na avaliação do desempenho dos alunos para o término do primeiro bimestre.


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