Comemoração do dia das crianças - Arvorismo na EE Ramona da Silva Pedroso

Relatório PIBID-EDUCAÇÃO FÍSICA

5.4) PRODUÇÕES DESPORTIVAS E LÚDICAS. As atividades de caráter lúdico e esportivo, como: criação de times de modalidades esportivas (basquete, vôlei, futebol, etc), competições esportivas, criação de materiais para recreação; criação de rodas de capoeira; desenvolvimento de novas modalidades esportivas na escola; gincanas escolares; jogos para recreação e socialização; jogos inter-classes; desenvolvimento de jogos especiais para inclusão (goalball, futebol de 7, futebol de 5, voleibol sentado, natação, bocha, outros); jogos populares; jogos dos povos indígenas (arco e flecha, cabo de força, corrida de tora, natação em águas abertas, hipip; akô, insistró, kagót, peikran, corrida de fundo, outros); atividades lúdicas para recreios e intervalos escolares; desenvolvimento de brincadeiras; brinquedos e brinquedotecas; maratonas escolares; olimpíadas esportivas; dentre outros.

1) Tipo do produto:  Arvorismo                                  Indicador atividade: 3.39, 3.41
EDUCAÇÃO FÍSICA
Descrição do produto gerado: O Arvorismo consiste em um tipo de prática de aventura, em forma de circuito, usando cordas, cabos de aço, fitas de lona, dentre outros elementos de segurança; e a seleção de duas ou mais árvores bem enraizadas e exuberantes o suficiente para permitir a aventura. Tal prática proporciona o aprendizado do trabalho em grupo, o fortalecimento da autoestima, a confiança na equipe e em si mesmo; assim como contribui para o desenvolvimento da liderança, e a solução de problemas em situações reais.
Quantidade total
     01

No dia 9 de Outubro de 2015 aconteceu na escola E.E. Ramona da Silva Pedroso a comemoração ao dia das crianças. Várias atividades foram realizadas pela equipe da Escola e uma delas foi proposta conforme o Subprojeto PIBID-Educação Física 2010-2014 planejado pelos professores da UFGD [Manuel Pacheco Neto, Mário Vaz e Marina Vinha]. Dentre as várias ações deste subprojeto, foi realizada a ação pibidiana denominada “Educação e Saúde”, cuja ementa enfatiza a inter-relação educação/saúde visando promover a conscientização, bem como a investigação por parte dos licenciandos em Educação Física sobre a saúde dos alunos, articulada ao currículo do Ensino de Educação Física.
O termo ‘saúde’ é muito amplo, portanto destacamos o ‘segmento social’ da saúde [dentre seus vários componentes] para ser trabalhado na Escola. O ‘segmento social’ também é muito amplo, portanto o recortamos para o fator ‘relacional’, ou seja, a inter-relação entre as pessoas. O fator relacional vai se constituindo no partilhar as emoções comuns, na divisão das tarefas, na alegria proporcionada por diferentes tipos de enfrentamentos e de ludicidades coletivas, realizadas entre familiares, no grupo de amigos, no contexto escolar, dentre outros, explica Vinha (2015).
No dia das crianças, a ação “Educação e Saúde” foi realizada com as crianças e os pré-adolescentes matriculadas, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino. Um tipo esporte de aventura, denominado “arvorismo” foi escolhido. As frondosas árvores localizadas no pátio da Escola Ramona nos inspiraram a levar aos alunos esta prática corporal.
O Arvorismo consiste em um tipo de prática de aventura, em forma de circuito, usando cordas, cabos de aço, fitas de lona, dentre outros elementos de segurança; e a seleção de duas ou mais árvores bem enraizadas e exuberantes o suficiente para permitir a aventura. Tal prática proporciona o aprendizado do trabalho em grupo, o fortalecimento da autoestima, a confiança na equipe e em si mesmo; assim como contribui para o desenvolvimento da liderança, e a solução de problemas em situações reais, explica  BITENCOURT (2006). Toda equipe administrativa e pedagógica da Escola Ramona esteve presente na organização, na confecção e distribuição de lanches, bolos e refrigerantes aos participantes. O supervisor do PIBID-Educação Física, Prof. Marcos Santos, esteve na organização geral das atividades, em conjunto com a equipe dos licenciandos em Educação Física/UFGD/bolsistas do PIBID Bianca Lima, Patrícia Maciel, Eduardo Marques, Rodrigo Costa e Jhony Benevides. Para a realização desta ação a Escola Ramona fez parceria com o Corpo de Bombeiros da cidade de Dourados, com o objetivo de garantir a segurança dos alunos, disponibilizar o material de específico e a cedência de 2° GBM- Grupamento de Bombeiros Militar de Dourados, quais sejam: SGT BM Piveta, SD BM Dos Santos, SD BM L. Moura e SD BM Fabio. Foi convidado também o acadêmico do Curso de Educação Física Lucas Silva Ferreira, pibidiano na E.E. Pastor Daniel Berg.
As práticas corporais de aventura oferecidas foram: “tirolesa” [deslocamento em uma corda suspensa fixada entre duas árvores]; “falsa baiana” [é uma forma de travessia que consiste de duas cordae, uma onde é apoiado o pé e outra onde voce se segura pela mão]; “slackline” [fita estendida entre dois suportes permitindo caminhar em equilíbrio suspenso, de uma ponta a outra da fita]. Foram atendidas em torno de 150 crianças. No conjunto, o dia das crianças foi muito alegre!
O supervisor do PIBID-Educação Física da E.E Ramona da Silva Pedroso, professor Marcos, em nome de toda direção escolar e da equipe PIBID agradece aos militares acima citados, pela dedicação e presteza na realização das atividades de esportes  de aventura e ao convidado pibidiano pela presteza na orientação do slackline.
A equipe pibidiana está certa de que as relações interpessoais envolvendo professores, alunos, militares e acadêmicos contribuem para que a educação seja cada vez mais qualificada. Partilhar emoções na prática de uma aventura lúdica, realizada no contexto escolar, responde ao objetivo do Subprojeto PIBID-Educação Física, na ação “Educação e Saúde”.




Referências
BRASIL. Subprojeto PIBID-Educação Física. CAPES/UFGE, 2010-2014.
VINHA, Marina. Saúde Social: fonte revitalizadora dos Jogos dos Povos Indígenas. In: Celebrando os jogos, a memória e a identidade: XI Jogos dos Povos Indígenas – Porto Nacional/Tocantins, 2011. Obtido em: www.me.gov.br – Repositório Victor Marinho de Oliveira – Rede CEDES.
BITENCOURT, Valéria. AMORIM, Simone. NAVARR, Patrícia. In: Atlas Do Esporte No Brasil.  Rio De Janeiro: Confef, 2006, p. 11.30.
http://acampamentoaguiasdaserra.com.br/portfolio_page/falsa-baiana/. Acesso em 12 de Outubro de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCOLA MUNICIPAL JANUÁRIO PEREIRA DE ARAÚJO - gincana do corpo 2017b

5º Gincana de Anatomia

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IRIA LÚCIA W. KONSEN (projeto circo)