Educação Física realiza a I Gincana de Anatomia do PIBID

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio dos alunos e professores de Educação Física que participam do Programa de Incentivo à Docência (PIBID), está trabalhando conteúdos de Anatomia do Movimento junto aos estudantes dos sétimos e oitavos anos das escolas estaduais João Paulo dos Reis Veloso e Pastor Daniel Berg. Na terça-feira, 30 de novembro de 2010, foi realizada na Escola Reis Veloso uma gincana com a pontuação baseada em respostas à perguntas sobre miologia (estudo dos músculos) e osteologia (estudo dos ossos). De acordo com os realizadores, o grau de conhecimento demonstrado pelos estudantes foi, de fato, bastante significativo, e o engajamento e a empolgação das equipes envolvidas foi uma das características mais evidentes na I Gincana de Anatomia do PIBID. Da mesma forma que normalmente ocorre nos jogos escolares, foi feita a premiação com medalhas. Na terça-feira, 07 de dezembro, ocorreu uma atividade similar na Escola Pastor Daniel Berg. O PIBID da UFGD tem como diretor institucional o Prof. Dr. Osvaldo Zorzato, e como coordenador de Educação Física o Prof. Dr. Manuel Pacheco Neto.

ANATOMIA DO MOVIMENTO


O conhecimento de ossos, músculos e articulações é indispensável para os praticantes de esportes em geral, pois ossos e músculos formam as alavancas do movimento, que por sua vez não seria possível sem a existência das articulações. Ao jogar handebol, futsal, basquetebol ou voleibol, o praticante obviamente executa movimentos. No campo da Anatomia do Movimento, o estudo das articulações, ossos e músculos tem como objetivo, dentre outros, propiciar a compreensão acerca da dinâmica e da movimentação do corpo humano nas aulas da Educação Física. Em outros termos, o estudo da Anatomia do Movimento explica o funcionamento corporal durante a prática da Educação Física, fazendo com que o aluno entenda quais as estruturas anatômicas envolvidas nos chutes, nos arremessos, nos passes, nos dribles, nas corridas e em outras movimentações que envolvem as múltiplas dinâmicas que se explicitam nas quadras das escolas, assim propiciando a tão propalada união da teoria com a prática, importante para a formação do ser humano crítico e questionador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESCOLA MUNICIPAL JANUÁRIO PEREIRA DE ARAÚJO - gincana do corpo 2017b

5º Gincana de Anatomia

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA IRIA LÚCIA W. KONSEN (projeto circo)