Relatório geral das atividades do PIBID de Educação Física no ano letivo de 2010
I – Apresentação
O Subprojeto de Educação Física do Programa Institucional de Iniciação a Docência da UFGD teve suas atividades iniciadas em março de 2010, contando com o seguinte corpo de trabalho: Prof. Dr. Osvaldo Zorzato (Diretor Institucional), Prof. Dr. Manuel Pacheco Neto (Coordenador da Área de Educação Física), Profª Lisângela Sanches (Supervisora, Escola Ministro João Paulo dos Reis Veloso), Prof[ Nilza Goretti Nonato Chagas (Supervisora, Escola Pastor Daniel Berg), Adriana dos Santos Gonçalves (Acadêmica), Denise Castiglioni Aguero (Acadêmica), Diana Paula Brazil (Acadêmica), Bruna Walkíria Sknor (Acadêmica), Pâmela Guimarães Vargas (Acadêmica), Victor Hugo Cordeiro (Acadêmico), Henrique Garcia de Assis Chaves (Acadêmico), Nayara Carbonari (Acadêmica), Danilo de Araújo e Silva (Acadêmico), André Vinícius Hidalgo (Acadêmico), Evanderson da Silva Martins (Acadêmico) e Vanessa Pelegrini (Acadêmica, que mudou-se para sua terra natal em Minas Gerais, em agosto, assim solicitando seu desligamento do PIBID), João Pedro de Lima (Acadêmico que estava na lista de espera, tendo ingressado em agosto no projeto, na vaga aberta devido à saída de Vanessa Pelegrini).
Poder ser dito, com segurança, que os acadêmicos vivenciaram a prática da Educação Física nas quadras escolares, sob a supervisão de professores formados, assim concretizando a práxis pedagógica, a junção da teoria dos bancos universitários com a concretude e o dinamismo da prática diária. Além dessa vivência supervisionada da atividade docente, os acadêmicos ainda tiveram oportunidade de trabalhar na organização de eventos escolares da área da Educação Física, bem como de experenciar o trabalho de desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos alunos das duas escolas conveniadas, através dos jogos de mesa, como xadrez e dama. O projeto foi muito bem aceito pelas escolas parcerias, recebendo ampla aprovação por parte da administração, dos professores e dos pais dos alunos. Esta aceitação Ampla pode ser verificada nos depoimentos curtos que colhemos durante a realização dos I Jogos das Escolas Parceiras do PIBID, constantes neste relatório.
II – Objetivo
- Viabilizar a melhoria da qualidade do trabalho docente em Educação Física, através da inserção de acadêmicos de Licenciatura no ambiente escolar, sob a supervisão de um professor da área, nas escolas atendidas, bem como sob a coordenação de um docente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade federal a Grande Dourados.
- Propiciar aos licenciandos em Educação Física, já no princípio da carreira acadêmica, a oportunidade de familiarização com o ambiente escolar.
- Melhorar a qualidade do trabalho docente na área da Educação Física Escolar.
- Possibilitar às escolas públicas a participação no processo de formação dos futuros professores de Educação Física, que em considerável medida atuarão no ensino público.
- Oportunizar a concretização da práxis da Educação Física escolar, através da facilitação da compreensão dos aspectos práticos e teóricos do trabalho docente, correlacionando a teoria da sala de aula com as atividades desenvolvidas nas quadras de esportes.
- Os objetivos que a IES estabeleceu para seu projeto.
III – Atividades desenvolvidas e Resultados alcançados (até 31/12/2010)
Além da salutar convivência e aprendizagem entre os acadêmicos, os professores e os alunos das escolas conveniadas no projeto, durante o ano de 2010, com todos os seus aspectos pedagógicos sendo trabalhados no cotidiano, favorecendo a união da teoria com a prática, foram realizados dois eventos que vieram a enriquecer ainda mais esta relação educacional, que foram: os I Jogos das Escolas Parceiras do PIBID e a Gincana de Anatomia do PIBID.
Durante quatro dias consecutivos, de 08 a 11 de novembro, foram realizados os I Jogos das Escolas Parceiras do PIBID, envolvendo centenas de alunos de nove escolas estaduais do município de Dourados: Pastor Daniel Berg, Ministro João Paulo dos Reis Veloso, Presidente Vargas, Celso Muller do Amaral, Abigail Borralho, Ramona da Silva Pedroso, Floriano Viegas Machado, Castro Alves e Menodora Fialho de Figueiredo.
Promovendo disputas de Handebol, Futsal, Basquetebol e Voleibol, o evento oportunizou uma festa esportiva como há muito tempo não se via em Dourados, no âmbito escolar. Estudantes de ambos os sexos, nascidos entre 1997 e 2000, envolveram-se no contagiante clima que invariavelmente é suscitado pelas quatro modalidades esportivas mais praticadas na Educação Física Escolar.
Além do grande número de alunos(as) que jogaram, ocorreu também o engajamento em massa dos(das) outros(as) estudantes que formaram as torcidas, incentivando seus times e gritando das arquibancadas e ao redor das quadras. Outro aspecto de grande importância foi a participação expressiva de professores(as) , dirigentes escolares e pais de estudantes, que prestigiaram os jogos de perto, numa clara demonstração de apoio ao esporte.
O evento realizou-se sob a Direção Institucional do Prof. Osvaldo Zorzato (PIBID/UFGD) e sob a Coordenação de área do Prof. Manuel Pacheco (Educação Física/UFGD), com a participação das supervisoras, professoras Nilza Chagas e Lisangela Sanches, além dos (das) acadêmicos(as) Adriana Gonçalves, André Vinícius Hidalgo, Bruna Walkíria Schnor, Denise Castiglioni Aguero, Danilo Araujo, Diana Paula Brazil, Evanderson Martins, Henrique Garcia, João Pedro Doarth, Nayara Zuntini Carbonari, Pâmela Vargas Guimarães e Victor Hugo Cordeiro.
Ao final, houve premiações de troféus e medalhas para os três primeiros colocados de cada categoria. A colocação ficou assim: Voleibol masculino-Campeão Reis Veloso, Vice-campeão Abigail Borralho e terceiro lugar Menodora de Figueiredo. Voleibol feminino-Campeão Reis Veloso, Vice-campeão Menodora de Figueiredo e terceiro lugar Reis Veloso. Handebol masculino-Campeão Ramona Pedroso, Vice-Campeão Daniel Berg e terceiro lugar Abigail Borralho. Handebol feminino-Campeão Daniel Berg, Vice-Campeão Ramona Pedroso e terceiro lugar castro Alves. Futsal Masculino-Campeão Reis Veloso, Vice-Campeão Abigail Borralho e terceiro lugar Presidente Vargas. Futsal feminino-Campeão Celso Müller, Vice-Campeão Reis Veloso e terceiro lugar Castro Alves. Basquete masculino-Campeão Reis Velosos, Vice-Campeão Reis Veloso e terceiro lugar Castro Alves. Basquete feminino-Campeão Daniel Berg, Vice-Campeão Reis Veloso e terceiro lugar Castro Alves.
Vejamos alguns depoimentos sobre o evento:
“Os jogos foram demais, pois reuniram as escolas, a gente fez mais amigos e praticou várias modalidades, além do futsal, que é o esporte que eu mais gosto” (Reiciele Dantas, aluna da 7ª A da Escola Celso Müller)
“O evento foi importante no sentido de fazer os alunos jogarem fora da escola onde estudam, pois isto desperta o interesse pelo esporte. A idéia de fazer as disputas a cada dia em quadras de escolas diferentes foi muito boa, até mesmo para nós professores, pois é uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho fora da escola onde trabalhamos”. (Luiz Roberto Soccio, professor de Educação Física da Escola Ramona da Silva Pedroso).
“Foi muito bom. Ajudou os alunos a interagir e conhecer um pouco mais sobre as regras das modalidades”. (Bruno Santana de Oliveira, aluno do 9 D da Escola Reis Veloso).
“Os jogos foram importantes, pois faz tempo que não tem competições para estas faixas etárias em Dourados. É importante dizer que um evento como este é um apoio e um incentivo para formar as bases de equipes esportivas do futuro”. (Nivaldo Messias da Silva, professor de Educação Física da Escola Celso Müller do Amaral)
“Jogos como estes são importantes, pois afastam nossos filhos do computador, favorece o entrosamento e estabelece metas a atingir, pois minha filha pratica Futsal e Handebol, que são modalidades coletivas’’(Selene C. G. Santos, mãe da aluna Amanda S. Coutinho, da 7 D da Escola Castro Alves).
‘’Os Jogos agregaram crianças de várias escolas. Os acadêmicos da universidade vivenciaram uma experiência importante. Para mim também foi bom, pois fez com que eu me relacionasse com meus alunos fora da sala de aula, o que é importante para fortalecer vínculos” (Déborah Borges Schünke, professora de inglês da Escola Abigail Borralho).
“Além da prática esportiva, que distancia os alunos dos maus costumes, o evento foi bom pelo fato de trazer os familiares dos alunos para a escola. O PIBID de Educação Física está de parabéns. Temos observado, mesmo antes dos jogos, nas atividades do PIBID, que os alunos tem demonstrado aumento de auto-estima e motivação, o que tem feito com que participem mais das atividades escolares.” (Jairo Nogueira, Diretor da Escola Daniel Berg).
O outro evento já anteriormente mencionado, nomeado Gincana de Anatomia do PIBID, foi assim organizado: alunos e professores de Educação Física que participam do Programa de Incentivo à Docência (PIBID), trabalharam conteúdos de Anatomia do Movimento junto aos estudantes dos sétimos e oitavos anos das escolas estaduais João Paulo dos Reis Veloso e Pastor Daniel Berg, durante duas semanas antecedentes à gincana. No dia 30 de novembro de 2010, foi, então, realizada na Escola Reis Veloso, uma gincana com a pontuação baseada em respostas às perguntas sobre miologia (estudo dos músculos) e osteologia (estudo dos ossos). De acordo com os realizadores, o grau de conhecimento demonstrado pelos estudantes foi, de fato, bastante significativo, e o engajamento e a empolgação das equipes envolvidas foi uma das características mais evidentes da I Gincana de Anatomia do PIBID. Da mesma forma que normalmente ocorre nos jogos escolares, foi feita a premiação com medalhas. No dia 07 de dezembro de 2010, ocorreu uma atividade similar na Escola Pastor Daniel Berg.
O conhecimento de ossos, músculos e articulações é indispensável para os praticantes de esportes em geral, pois ossos e músculos formam as alavancas do movimento, que por sua vez não seria possível sem a existência das articulações.
Ao jogar handebol, futsal, basquetebol ou voleibol, o praticante obviamente executa movimentos. No campo da Anatomia do Movimento, o estudo das articulações, ossos e músculos tem como objetivo, dentre outros, propiciar a compreensão acerca da dinâmica e da movimentação do corpo humano nas aulas da Educação Física.
Em outros termos, o estudo da Anatomia do Movimento explica o funcionamento corporal durante a prática da Educação Física, fazendo com que o aluno entenda quais as estruturas anatômicas envolvidas nos chutes, nos arremessos, nos passes, nos dribles, nas corridas e em outras movimentações que envolvem as múltiplas dinâmicas que se explicitam nas quadras das escolas, assim propiciando a tão propalada união da teoria com a prática, importante para a formação do ser humano crítico e questionador.
IV – Dificuldades técnicas encontradas durante a realização do projeto
Não encontramos dificuldades técnicas durante a realização do projeto, quer em relação à interação com a CAPES, com as instâncias superiores da Instituição de Ensino Superior (IES) e com a equipe de coordenadores de área, supervisores e alunos bolsistas do Projeto PIBID na IES. Nenhuma dificuldade técnica se apresentou na relação com nenhuma destas instâncias. Ao longo de todo o ano letivo tivemos uma única e pontual dificuldade técnica, que foi solucionada sem demora com o auxílio da supervisora Lisângela Sanches. Esta dificuldade ocorreu na Escola Ministro João Paulo dos Reis Veloso, quando um professor de Educação Física da instituição ausentou-se da quadra de esportes, deixando os acadêmicos sozinhos com os alunos. Pedimos então – eu e a supervisora Lisângela – uma reunião com a supervisora da escola Reis Veloso e o professor que havia se ausentado da quadra, visando a esclarecer a situação e evitar episódios futuros semelhantes. Houve, na reunião em questão, um comprometimento do professor com a supervisora da escola Reis Veloso, assegurando que sua ausência da quadra não mais ocorreria. De fato, depois disso, não houve qualquer ausência, como também nenhuma outra dificuldade de ordem técnica.
V – Análise do gestor
Durante todo o ano letivo de 2010 realizamos reuniões periódicas mensais com o grupo do PIBID de Educação Física da Universidade Federal da Grande Dourados.
Nestas reuniões faziam-se presentes o coordenador, as duas supervisoras e os doze acadêmicos envolvidos no projeto, ou seja, todos os componentes do grupo de trabalho. A troca de ideias e as saudáveis discussões que ocorreram nestas oportunidades, foram de significativa importância para o andamento do projeto. A própria dificuldade técnica que apontamos no item anterior – sobre a ausência do Professor na quadra – veio à baila numa destas reuniões, logo no início do segundo semestre de 2010.
Durante estas reuniões foi também possível averiguar o entusiasmo e o otimismo que eram denotados pelos membros do grupo, especialmente os acadêmicos. É necessário, inclusive, registrar neste relatório, o nítido engajamento dos acadêmicos do PIBID de Educação Física durante todo o ano de 2010. Esta particularidade positiva faz parte, sem dúvida, das potencialidades do projeto. A possibilidade de interagir com o cotidiano concreto das escolas é um aspecto particularmente animador para os acadêmicos de Educação Física, que via de regra são afeitos às particularidades práticas da docência, ou seja, ao dia a dia das quadras escolares. Esta característica de afeição pela prática é histórica na Educação Física sendo, portanto, do conhecimento da maioria das pessoas. Sendo assim, é grande o incentivo que é vivenciado pelos alunos de Educação Física, principalmente levando-se em conta a significativa diminuição das disciplinas práticas no primeiro anos de curso, em função do Reuni, que como se sabe, é de suma importância, porém impõe uma carga significativa de conteúdos teóricos para um segmento acadêmico cujas perspectivas voltam-se para a prática imediata. Pensamos ser desnecessário tecer comentários maiores acerca da indispensabilidade do embasamento teórico, pois isto é sobejamente conhecido no mundo acadêmico. O que pretendemos expressar aqui é o entendimento de que o PIBID propicia o contato com a prática logo no início da vida acadêmica, funcionando como um fator motivador que certamente fará história nas IES públicas do Brasil, pois possibilita, desde o começo da vida universitária, a vivência da práxis pedagógica, ou seja, a junção da teoria com a prática, conceito defendido por diversos autores contemporâneos da área da educação. Esta importante potencialidade do PIBID projeta, com segurança, um significativo impacto educacional na vida profissional dos acadêmicos. Por outro lado, o impacto educacional explicitou-se também junto aos alunos da Escola Daniel Berg e da Escola Reis Veloso, ambas parceiras do Projeto. O impacto educacional em questão ocorreu pela própria melhoria da qualidade e da dinâmica das aulas de Educação Física, pois os professores destas escolas, ao supervisionar os acadêmicos, estruturavam suas aulas mais satisfatoriamente, além de contarem com a ajuda dos acadêmicos, o que resultou em maior rapidez na reposição de bolas e na preparação da quadra para esportes distintos. É válido ainda mencionar que ocorreu um outro impacto educacional de maior monta, quando da realização dos I Jogos das Escolas Parceiras do PIBID, já que estes jogos – já descritos no item III deste relatório – preencheram uma lacuna considerável nas escolas envolvidas, pois há muito tempo já não aconteciam competições interescolares em Dourados, pois a Fundação Cultural e de Esportes – FUNCED, órgão municipal, – que durante muitos anos organizou os Jogos Escolares da primavera, já não mais os realiza, há aproximadamente uma década. Os jogos do PIBID configuraram, portanto, uma oportunidade importante para os alunos das escolas vivenciarem os preceitos educativos dos esportes: a cooperação, o espírito de equipe, o respeito pelo adversário, o respeitos à regras e a auto-confiança.
A realização dos jogos propiciou, junto aos acadêmicos, uma relevante oportunidade de vivenciar a organização desportiva de um evento de grande porte, que reuniu nove escolas, configurando-se, portanto, como um importante impacto organizacional. Além deste evento, como já foi dito, houve também a Gincana de Anatomia do PIBID, que ocorreu nas escolas Reis Veloso e Daniel Berg. Este evento também contribuiu para o impacto organizacional do projeto, ofertando aos acadêmicos a oportunidade de participar da organização de uma competição, cujo objetivo era responder à perguntas sobre a nomenclatura das estruturas do corpo humano, com o auxílio de cartazes e esqueletos de plástico.
Nestes dois eventos – I Jogos das Escolas Parceiras e Gincana de Anatomia – mobilizamos a direção e os professores de nove escolas, adotando como estratégia a conversa pessoal, visitando as escolas, explicando a natureza dos aludidos eventos e convidando estas instituições a participar.
Aproximando-nos do final deste relatório, cabe afirmar nosso pensar acerca de que o PIBID é um projeto de extrema relevância para todos os que estão nele envolvidos. Em nosso entendimento, o projeto deve continuar, expandir e se aprimorar. Este entendimento foi partilhado não apenas por nós, enquanto coordenador que somos, mas também pelas duas professoras supervisoras do Sub-Projeto de Educação Física, que durante as conversas em nossas reuniões semanais realizadas ao longo de 2010, expressaram, reiteradamente, os grandes benefícios do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para todos os que estão nele envolvidos.
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